França - Experiência 1
Estou considerando cada novo prato realizado uma Experiência. Novos sabores, texturas, ingredientes... ou seja, novas experiências. Estudar gastronomia é isso, abrir a mente para novidades, e que na maioria das vezes são excitantes. É como um bebê aprendendo cada gosto pela primeira vez. A culinária, seja ela francesa, brasileira ou americana, deve ser vivida e sentida não apenas no estômago, mas na mente e no coração. O mundo é muito grande para se prendermos a um único tipo de cozinha e um só sabor.
Como foi comentado anteriormente, a França é considerada a mãe da gastronomia. E dois pratos emblemáticos franceses são o Boef a Bourginon e a Soupe a l'oignin gratineé, os quais vou falar um pouco sobre.
O Boef a Bourginon, apesar do que o nome sugere, é uma carne de panela. Originária da Borgonha - região francesa, o prato é preparado com vinho tinto e muito azeite de oliva. Ingredientes emblemáticos da culinária regional. Sendo o azeite de oliva muito utilizado em toda a gastronomia europeia. Sua receita leva também cenoura, cebolas, cogumelos frescos e bacon.
Perfeito para ser servido ao lado de uma massa ou alguma outra guarnição.
Soupe a l'oignin gratineé: com origens e ingredientes baratos, sempre foi muito consumido, muito antes de existir na França, mas foi revolucionado por Escoffier no país. Apesar de ser simples de preparar, é extremamente saborosa. A ideia de colocar uma fatia (ou várias) de baguete no topo da sopa, cobrir de queijo gruyère e gratinar, é para que o pão seja crocante por cima e molhado na parte de baixo.
Sopa perfeita para dias mais frios, ela pode ser servida em unidade por pessoa, ou em tamanhos maiores, como em algumas versões, onde a sopa aparece diretamente dentro do pão.
Comments
Post a Comment