França - Experiência 3
Chegamos ao fim de uma pequena viagem pela França, e para terminar bem essa jornada cozinhamos dois pratos muito famosos franceses: Croque Monsieur e a Tarte Tatin.
O Croque Monsieur é um sanduíche feito com presunto cru e queijo gruyère, coberto de molho bechamel, vai ao forno (com queijo no topo) para gratinar. Lindo, simples e delicioso. Duas características fortemente francesas nesse prato são o queijo e a manteiga. Existe também o Croque Madame, uma versão quase idêntica ao Monsieur, que se difere apenas por levar também um ovo frito em sua receita.
Um acompanhamento opcional para dar crocância é a farofa de pão, utilizando as próprias cascas do pão de forma. Basta levar ao forno com um pouco de azeite de oliva (azeite sempre aparecendo pela França) e alecrim. Depois esmigalhar e adicionar ervas frescas, eu utilizei alecrim e um pouco de tomilho.
Agora um doce...
A Tarte Tatin, maravilhosa, é feita com maças, manteiga e açúcar, tradicionalmente leva massa Patê Brisée, mas pode ser facilmente substituída por uma massa folhada. Também tradicionalmente, é preparada direto na frigideira de ferro, onde o caramelo cozinha lentamente com a manteiga, são adicionadas as maças com muita cautela e elas fervem até diminuírem de tamanho e se juntarem ao caramelo formando um caldo divino, depois a massa é colocada e vai pro forno por alguns minutos para tudo cozinhar num calor que transforma e refina.
Pronta, é apreciada ainda quente. Ou morna. Ou fria. Com um sorvete de creme ou nata. De qualquer forma.
Porque pode ser simples, mas é Tarte Tatin.
Comments
Post a Comment