Itália - Experiência 1

Começamos a conhecer a Itália pelo norte. Famoso pelos queijos, pela raríssima trufa branca e por seus vinhos. O vinagre balsâmico tradicional é da região nordestina italiana e originalmente, é preparado com o mosto da uva branca, cozido. São necessários 100kg de mosto para fazer 2L de vinagre, e é um processo longo, demorando anos para chegar ao resultado final. 

Dos pratos preparados em aula-laboratorio, um deles foi o Risotto bianco com pesto. Com forte presença de manteiga e queijo parmesão, o risotto em si é maravilhoso, mas só é completo com o molho pesto. Feito de manjericão macerado no pilão, é um pesto "rústico". 
Italianos sendo italianos, gostam do arroz al dente. Interessante saber que mesmo o al dente brasileiro pode ser considerado arroz muito cozido na Itália. Tradicionalistas até no ponto do arroz! 

Outro prato preparado foi Costeletta di maiale alla milanese, uma bisteca de porco "empanada" em farinha de rosca, frita em manteiga clarificada e servida com limão. Originalmente, o osso da costeleta deve ficar a mostra, porém como no Brasil somos acostumados a retirar todas as gorduras e ossos, a costeleta chegou na cozinha da universidade já sem seu osso, retirado pelo açougueiro. De qualquer forma, é um prato de fácil preparação, e quando bem temperado, uma delícia. Foi utilizado pimenta preta, lemon pepper, sal, alecrim e louro, com o limão foi preparada uma marinada para a carne, que ficou descansando por alguns minutos antes de ser empanada. 

Releituras de pratos italianos tradicionais do norte do país, uma tentativa de trazer um pouco da Itália para a cozinha brasileira, e principalmente para a identidade de cada cozinheiro. 

Comments